terça-feira, 11 de junho de 2013




                                              Olá, caros visitantes!

                                          Durante o curso Melhor Gestão/ Melhor Ensino, tivemos encontros presenciais enriquecedores com nossos colegas de trabalho. Uma das  atividades  realizadas foi criar uma Situação de Aprendizagem com base em um texto apresentado pela nossa orientadora.  A situação apresentada a seguir refere-se ao texto “Pausa” de Moacyr Scliar. Fica a sugestão para os professores da área.

                                                                                                                               Boa  Leitura!

 

                                                 SITUAÇÃO   DE   APRENDIZAGEM

 

                              PROFESSORAS :  SHEILA     SILVIA     RIBEIRO/ SUELI   SILVA

                                                            

                                              TEXTO   “PAUSA”   ( MOACYR   SCLIAR )

 

TEMPO PREVISTO:  06  Aulas                  PÚBLICO ALVO:  8ª Série/9º Ano

OBJETIVO: O aluno deve reconhecer a tipologia narrativa, com ênfase em conto; explorar, desenvolver e ampliar capacidades de leitura.

CONTEÚDO TEMÁTICO:  Elementos da narrativa, leitura de narrativa.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão global.

ESTRATÉGIA: Análise e comparação do conto em diferentes mídias, fazendo intervenções por meio de estratégias de leitura.

1)      Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses  – Fazer o levantamento de hipóteses com base no título “Pausa”.

2)      Localização de informações; comparação de informações; generalizações  -  Quais são as personagens? Qual é o foco narrativo?

3)      Produção de inferências locais; produção de inferências globais  -  Por que você acha que Samuel sai todos os domingos pela manhã?

4)      Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da leitura  -  Qual o conflito apresentado no texto? O desfecho corresponde à expectativa do leitor?

5)      Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade  -  Relacione o poema de Fernando Pessoa “ Quero tudo novo de novo” com o texto lido.

6)      Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos  -  Com base na letra da música do Titãs “Epitáfio”, aponte as semelhanças com o texto “Pausa”.

RECURSOS : Cópias dos textos, DVD, som, sala de informática (pesquisa no you tube).

AVALIAÇÃO : Elaborar uma encenação sobre a situação apresentada no  texto.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário