Olá, caros visitantes!
Durante o curso Melhor Gestão/ Melhor Ensino,
tivemos encontros presenciais enriquecedores com nossos colegas de trabalho.
Uma das atividades realizadas foi criar uma Situação de
Aprendizagem com base em um texto apresentado pela nossa orientadora. A situação apresentada a seguir refere-se ao
texto “Pausa” de Moacyr Scliar. Fica a sugestão para os professores da área.
Boa
Leitura!
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM
PROFESSORAS
: SHEILA SILVIA
RIBEIRO/ SUELI SILVA
TEXTO
“PAUSA” ( MOACYR SCLIAR )
TEMPO PREVISTO: 06 Aulas PÚBLICO ALVO: 8ª Série/9º
Ano
OBJETIVO: O aluno deve reconhecer a tipologia
narrativa, com ênfase em conto; explorar, desenvolver e ampliar capacidades de
leitura.
CONTEÚDO TEMÁTICO: Elementos da narrativa, leitura de narrativa.
COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES: Inferir
informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua
compreensão global.
ESTRATÉGIA: Análise e comparação do conto em
diferentes mídias, fazendo intervenções por meio de estratégias de leitura.
1)
Ativação
de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses – Fazer o levantamento de hipóteses com base
no título “Pausa”.
2)
Localização
de informações; comparação de informações; generalizações -
Quais são as personagens? Qual é o foco narrativo?
3)
Produção
de inferências locais; produção de inferências globais - Por
que você acha que Samuel sai todos os domingos pela manhã?
4)
Recuperação
do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da
leitura - Qual o conflito apresentado no texto? O
desfecho corresponde à expectativa do leitor?
5)
Percepção
das relações de intertextualidade; percepção das relações de
interdiscursividade - Relacione o poema de Fernando Pessoa “ Quero
tudo novo de novo” com o texto lido.
6)
Percepção
de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas;
elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos - Com
base na letra da música do Titãs “Epitáfio”, aponte as semelhanças com o texto
“Pausa”.
RECURSOS : Cópias dos textos, DVD, som, sala de
informática (pesquisa no you tube).
AVALIAÇÃO : Elaborar uma encenação sobre a
situação apresentada no texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário